Projeto VIAS | ViseuInterAgeStories

VIAS pretende explorar numa abordagem integeracional a construção de percursos identitários sobre Viseu, através do diálogo e das interações entre pessoas e os espaços urbanos, levando à (re) descoberta de locais e à construção de novos significados sobre a cidade. VIAS contempla o desenvolvimento de uma aplicação para dispositivos móveis, que apresentará informação sobre locais do centro histórico de Viseu com valor patrimonial e sobre indicadores de atividade física associados à sua exploração. A partir desta teia, crianças, jovens e seniores terão a oportunidade de criar as suas histórias sobre e nos vários locais, adicionando camadas multigeracionais em formato multimédia à cidade viva. A exploração colaborativa da aplicação permitirá desenvolver outro(s) sentidos de pertença à cidade, promovendo estilos de vida saudável e combatendo o isolamento de jovens e idosos.

Rede

Promotor:
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu

Copromotores:
Município de Viseu
2PLAY+
Instituto Politécnico de Castelo Branco

Pretende-se envolver para o desenvolvimento do projeto nas suas várias dimensões (social, saúde e bem-estar, cultural, educativa), docentes e alunos dos cursos da ESEV nas áreas da educação formal e não formal, das ciências do desporto e da motricidade e das artes e multimédia.

Metodologia

O projeto seguirá uma metodologia de design participativo, envolvendo estudos etnográficos e de investigação ação, designadamente através de workshops, com grupos da comunidade local, crianças, jovens e idosos, focando-se na exploração de atividades intergeracionais com base no mapeamento dos locais com interesse e valor patrimonial e atividade física associada aos percursos entre esses mesmos locais. Estes estudos informarão o modelo conceptual da aplicação. O protótipo será testado com habitantes de Viseu no sentido de fundamentar uma prova do conceito do modelo.